PlayList

“Silêncio, que se vai cantar o Fado”

Património da Humanidade, o Fado é um estilo musical português, normalmente interpretado por uma pessoa (fadista), e acompanhado por uma guitarra clássica e uma guitarra portuguesa.

O fado é para ser sentido, e não para ser cantado. Normalmente, o fado apresenta um andamento lento associado à nostalgia, ao amor, à saudade,… .

E tal como A Fadista, Amália Rodrigues uma vez disse,

Sem Título.png

 

E depois desta breve apresentação deste meu estilo musical preferido, venho apresentar-vos a minha PlayList de Fado, à qual dei o nome de “Silêncio, que se vai cantar o Fado”. Mesmo para aqueles que não gostam, ou até nem conhecem o Fado, eu peço que apreciem a música e a letra, de algo tão bonito, tão português, e tão nobre!

 

 

 

Oiçam estas cantigas, estes fados, que são cantados com alma, com paixão, com coragem! Tenho Amália, Mariza, Dulce Pontes, Carlos do Carmo, Gisela, Ana Moura e Deolinda, como poderia ter tantas outras vozes, diferentes, mas iguais num aspeto, com o mesmo amor por este canto português, por esta forma de se expressar e de falar com os outros. Porque o Fado é isso, é saudade, é amor, é esperança, é revolta, é alegria! Mas, é acima de tudo aquilo que vocês sentem quando o ouvem, e isso, bem, isso é o mais importante, as emoções que este vos transmite, a paz, ou a revolta, a felicidade, ou a tristeza, a amargura ou a compaixão.

E se me perguntarem o que é o Fado, eu responder-vos-ei:

“Almas vencidas
Noites perdidas
Sombras bizarras
Na Mouraria
Canta um rufia
Choram guitarras
Amor ciúme
Cinzas e lume
Dor e pecado
Tudo isto existe
Tudo isto é triste
Tudo isto é fado”

– Amália Rodrigues 

E foi este o Post de hoje, com algo que se calhar nem todos apreciam, mas que faz parte de mim, e que eu Amo, e não consegui não fazer este Post!

Deixem a vossa opinião, e se querem mais posts deste género nos comentários 🙂

Não se esqueçam de me seguir nas minhas redes sociais para ficar a par de tudo. Facebook,  Instagram e Bloglovin.

Até ao próximo post!

 

P.S. A partir de agora haverá apenas um post por semana, à quinta (em princípio). Pode, eventualmente haver mais, que serão sempre anunciados na pagina do Facebook, mas por norma será um, devido à falta de tempo

Anúncios

10 thoughts on ““Silêncio, que se vai cantar o Fado”

    1. Muito obrigada pela tua opinião. E sim, existe imensa gente! Às vezes, entre amigos, fazem piadas por eu gostar de fado, e eu noto que outras pessoas gostam, mas ficam com receio de o dizer. Mas é um estilo tão bonito, eu gosto tanto que não podia deixar de fazer este post!
      Mil beijinhos querida 😘

      Gostar

  1. No inicio deste ano à conversa com um casal de Norte americanos num restaurante em Paris tive uma dificuldade em lhes explicar o estilo musical do Fado sem que parece demasiado melancólico. Uma tarefa complicada fazer entender o nosso patrimônio sem parecer que somos um “povo triste”. Dei o meu melhor!
    Beijinhos
    Coco and Jeans By Marisa

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s