Dicas · Escola

Métodos de Estudo

 

Bem, bem, a escola começou nem há um mês, mas há que começar a estudar e a levar a brincadeira um bocadinho mais a sério.

E por isso, hoje decidi trazer-vos algumas dicas e alguns métodos que funcionam comigo. É importante salientar que não têm que funcionar com toda a gente, mas podem experimentá-los e adaptá-los como vos for mais cómodo.

A)  Fazer Resumos

Exato, o típico! Resumir tudo aquilo que os professores falaram, o que está no manual, os apontamentos que o professor mandou para o mail, etc. Se forem fazendo isso, quando for para estudar para os testes, além de já terem uma ideia da matéria, é muito mais fácil de estudar, porque só estão a estudar o essencial.

 

 B) “Dar Aulas”

Ponham-se em frente ao espelho, de pé no vosso quarto, andem pela casa, …, como quiserem! Falem, expliquem aquilo que estudaram às paredes, aos vossos pais (que não vão ouvir nada, mas fingem), etc. É só explicarem a matéria, dar exemplos daquilo que estão a falar, fazer as entoações necessárias,…

Este é o MEU MÉTODO, não consigo mesmo estudar sem “dar aulas”.

 

C) Resolver os exercícios de exames

Isto aplica-se essencialmente aos alunos de secundário. Podem adquirir o livro de exames, que tem toda a matéria explicada e exercícios-tipo e ainda exames, ou vão ao site do Iave e encontram todos os exames já realizados e as suas devidas correções. Além de estarem a treinar já para o exame, é bastante útil para se preparem para as perguntas dos testes  (até porque, muitos professores metem exercícios de exames nos testes).

D) Estar atento às aulas 

Os vossos pais já o disseram, tal como os professores, os colegas mais velhos, a tia, a prima, a amiga da mãe e a vizinha, mas nunca é demais relembrar. É muito importante, e meio caminho andado para o sucesso vocês estarem atentos nas aulas. Além de contar para a vossa participação de forma positiva, vocês não vão precisar de estudar tudo de novo para o teste, porque já vão saber os traços geais da assunto, porque o ouviram na aula.

E) Ver PowerPoints e vídeos explicativos 

Por último, aconselho-vos a concluir o vosso estudo, sempre com a leitura de um PowerPoint, ou de um texto que outro professor ou aluno fez e colocou na Internet, porque vai ajudar-vos a compreender melhor a matéria e se calhar a limar alguma parte que não tinham percebido bem. No Youtube há muitos canais que dão “aulas online”, é só pesquisar sobre a disciplina e a matéria e certamente aparecerão muitos vídeos úteis.

 

E são estes os meus métodos que acho que irão funcionar (pelo menos em parte) convosco, para alcançarem os vossos objetivos!

Podem partilhar também alguns métodos infalíveis vossos na caixa de comentários!

 

 

Não se esqueçam de me seguir nas minhas redes sociais para ficar a par de tudo. Facebook,  Instagram e Bloglovin.

Até ao próximo post!

 

 

Anúncios

23 thoughts on “Métodos de Estudo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s