Natal · Reflito

E os que não festejam? | Especial Natal

Vivemos num país que no mês de Dezembro não se fala noutra coisa, não se vê outra coisa além dos festejos de Natal. Mas e aqueles que não celebram? Como olham para esta data e o que fazem nestes dias?

Falei com duas meninas, bloggers, que não festejam o Natal. A Filipa Santos que não tem qualquer religião é ateia e a  Angélica Freitas que é wiccan.

As duas têm algo em comum, família cristã. E apesar de não festejarem o dia, há uns anos celebravam-no, sem sentimento, com a família.

Vou deixar-vos alguns trechos das respostas das duas para algumas perguntas que fui colocando.

wiccahistory

 

A Angélica é wiccan, e fez um post acerca desta sua religião, aqui.

Uma curiosidade desta religião é que para eles o último dia do ano é a 31 de Outubro e não dia 31 de Dezembro. Chamam-lhe ano solar.

 

VQ. Apesar de seres de outra religião acabas por passar esta data com a tua família que a festeja. Durante todo o mês, e até antes, a televisão, o jornal, as ruas ficam enfeitadas e não se fala de outra coisa que não o Natal. Sais à rua e só vês coisas alusivas à quadra. O que pensas, qual a tua reação a todo o aparato?

AF. Esses enfeites de natal as luzes e até montar a árvore de natal já existe muito antes do surgimento da igreja católica. Na minha religião também enfeitamos a casa com árvores e luzes. A única diferença e que não fazemos o presépio. Na antiguidade as árvores eram enfeitadas com símbolos mágicos e velas.

 

VQ. Nesta época vocês festejam outra coisa que não o Natal e o nascimento de Jesus. O que é?

AF. Celebramos o nascimento do Deus Sol, o nascimento do filho da Deusa. O Deus Sol nasce no dia 21 de Dezembro mas o dia varia de ano para ano pois é no primeiro dia de Inverno. 

 

Esta celebração tem o nome de Yule, e os devotos enfeitam um altar para celebrar a data.

tumblr_inline_nfprbko2ko1rgu8lu

 

 

A Filipa Santos é ateia por opção própria. Acha que não acredita numa força superior e acredita que “todos os dias merecem ser celebrados, todos os dias são especiais”.

formacao_o-ateismo-e-uma-opcao-religiosa-1600x12001

 

VQ. Esta époc, em que toda a gente fala no Natal, em que as ruas estão decoradas com enfeites natalícios, há presépio, árvores,… É indiferente para ti ou como vês toda esta propaganda?

FS. Sinceramente, acho que este feriado deixou de ser algo religioso para se tornar algo mais comercial. Só se preocupam com os presentes e a comida. Para a religião, o pai natal não existe mas vê-se pais natal espalhados pelos prédios. Em relação ao presépio, acho inadmissível que tentem impor uma religião quando existem outras que têm os seus costumes. Sendo assim teríamos que celebrar os dias festivos das outras religiões também.

 

VQ. A noite de 24 e o dia 25 são completamente indiferentes para ti? 

FS. Posso aproveitar o dia 25 para estar com a minha família pois às vezes é difícil que as pessoas se encontrem devido à falta de tempo. No dia 25 ninguém trabalha mas não é com o intuito de celebrar o natal. Apenas estar com as pessoas de quem gosto.

 

 

Que vos tenha sido útil, porque muitas das vezes esquecemos-nos que há quem não pense como nos! Quem está certo? Isso não vos sei responder. Mas gosto sempre de conhecer mais acerca das verdades dos outros.

 

Não se esqueçam de me seguir nas minhas redes sociais para ficar a par de tudo. Facebook,  InstagramBloglovin e Blogs Portugal. E já sabem que podem seguir o blog através do email e recebem uma mensagem sempre que eu publicar um post novo!

Espero que tenham gostado, Até ao próximo post  e FELIZ NATAL ♥

Anúncios

4 thoughts on “E os que não festejam? | Especial Natal

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s